Siga-nos nas Redes Sociais


BRASIL

Felipe Carreras será o líder do superbloco de partidos na Câmara

Publicado

dia:

O recém formado superbloco na Câmara dos Deputados anunciou nesta quarta-feira (12) a escolha do deputado Felipe Carreras (PSB-PE) como líder do grupo. O bloco reúne 173 deputados do PP (partido do presidente da Câmara, Arthur Lira), União Brasil, PDT, PSB, Solidariedade, Avante, Patriota e pela federação Cidadania-PSDB.

Segundo o novo líder do bloco, o grupo tem o objetivo de ajudar o governo federal em pautas prioritárias. O bloco deverá ter um novo líder a cada dois meses. Líder do PDT, André Figueiredo (CE), assegurou que o próximo a chefiar o grupo será ele.

“Os partidos de esquerda vão [para o comando] nesse início. É uma forma de manter um bom relacionamento com o governo”, afirmou Figueiredo. O bloco começou a ser negociado em resposta à oficialização de um outro grupo de partidos que ofuscou as negociações de Lira para viabilizar um conjunto de siglas com peso para influenciar decisões na Casa.

A iniciativa de Lira reuniria somente PP e o União Brasil, o que resultaria em uma reunião de 108 deputados. Em uma tentativa de criar uma nova força na Casa, em fevereiro, cinco partidos – MDB, PSD, Republicanos, Podemos e PSC – oficializaram um conjunto com 142 deputados, ultrapassando os aliados diretos de Arthur Lira e assumindo a liderança no número de parlamentares reunidos na Casa.

Segundo o blog do Camarotti, o Palácio do Planalto chegou a avaliar o então maior bloco como início de um contraponto ao poder de Arthur Lira na Câmara. Com o novo “superbloco”, Lira volta a integrar a principal força da Casa.

Os blocos parlamentares são formados por dois ou mais partidos para atuar conjuntamente na Câmara. Têm líderes em comum e influenciam, por exemplo, na distribuição de cargos e comando de comissões. Com a oficialização desse novo bloco, a prioridade para indicações passa a ser do grupo de Lira. Felipe Carreras foi votado em Saloá nas eleições de 2022 com o apoio do vice-prefeito Ronaldinho Birunda (PSB). Fonte: g1.globo.com

Facebook

AS MAIS LIDAS DO MÊS