Siga-nos nas Redes Sociais


CIDADE

Wellington Freitas analisa apoio de Ronaldinho Birunda a Cayo Albino e Felipe Carreras

Publicado

dia:

TRECHOS EXTRAÍDOS DO BLOG WELLINGTON DE FREITAS: O que poucos ou quase ninguém acreditava acabou acontecendo! É que o vice-prefeito de Saloá, Ronaldinho Birunda (PSB) deixou a base governista do prefeito Júnior de Rivaldo (MDB) e do ex-prefeito Ricardo Alves (MDB) e instalou uma série de especulações para o futuro.

No presente, declarou apoio ao deputado federal Felipe Carreras (PSB) e a Cayo Albino (PSB) esse último é filho do prefeito de Garanhuns Sivaldo Albino (PSB) que vem agregando os dissidentes do governo de Saloá em sua estrutura política desde o ano de 2021.

Para o governo de Pernambuco, segundo as publicações do próprio Ronaldinho em suas redes sociais continua apoiando a candidatura de Danilo Cabral para governador e Tereza Leitão para o senado. Mesmo sendo evangélico mantém o apoio à Lula para presidente.

CRISE – A ausência do antes presente aos eventos da prefeitura municipal já vinha sendo notada no meio político de Saloá. De uns tempos para cá Ronaldinho Birunda pouco participava dos eventos promovidos pela prefeitura municipal e quando participava era de uma forma isolada do grupo.

A crise entre o vice-prefeito e seus “agora” antigos aliados políticos ficou bastante evidente na quarta-feira ,24 de agosto, data em que os candidatos a deputado federal e estadual de Ricardo e Júnior foram apresentados à população de Saloá e o vice-prefeito não estava presente.

PROBLEMAS PESSOAIS – Segundo especulações que circulam na cidade difundidas por pessoas de dentro da própria política e da base governista o afastamento de Ronaldinho do seu antigo grupo é de ordem pessoal e não propriamente por questões políticas. O real motivo não nos diz respeito.

RECIPROCIDADE –  De tradicional família política, Ronaldinho e Ricardo Alves (ex-prefeito) são consanguíneos ou seja, são primos. Enquanto vereador, Ronaldinho sempre recebeu apoio de Ricardo e seu pai Manoel Ricardo (ex-deputado) a quem sempre o tratou de professor, mentor.

Duas vezes vereador e duas vezes presidente da câmara municipal de vereadores de Saloá ( 2013 à 2014 e 2017 à 2018) teve nas duas oportunidades a imposição de Ricardo para ser eleito presidente da câmara, pois Ricardo sempre tocou o grupo para frente com mão de ferro. Ronaldinho enquanto vereador e presidente da câmara sempre foi um ferrenho defensor de Ricardo.

ALÇADO A VICE-PREFEITO EM 2020 – No ano de 2020, ano das eleições municipais, Ronaldinho não era o favorito para ser indicado a vice na chapa. Não era unanimidade em seu próprio grupo e iria enfrentar as dificuldades naturais para se reeleger vereador.

FUTURO – Não sabemos mensurar até onde vai o descontentamento de Ronaldinho com seu(s) antigo(s) aliado(s) e o que pensa sobre sua carreira política bem sucedida em Saloá até aqui, Uma carreira vitoriosa, diga-se de passagem. Ronaldinho encabeçar uma disputa majoritária em Saloá no futuro seria um caminho. Ser vice (novamente) de qualquer grupo em Saloá é um caminho bastante improvável. Ser novamente vereador acredito que não quer mais. Enfim…

Caso repense sua decisão no futuro e volte a fazer parte do seu antigo grupo, nunca mais terá o mesmo nível de confiança, mas…são questões que só o tempo dirá. Matéria extraído do Blog do Wellington Freitas

Facebook

AS MAIS LIDAS DO MÊS