Siga-nos nas Redes Sociais


NOTÍCIA DO DIA

VEREADORES DE SALOÁ/PE PARTICIPAM DE REUNIÃO COM “GERENTE DA COMPESA” EM GARANHUNS NESTA TERÇA-FEIRA (12). ELES REINVIDICARAM SOLUÇÃO PARA FALTA DE ÁGUA NA CIDADE

Publicado

dia:

vereadores de saloáOs vereadores José de França Leite (Barba), Ferreirinha e Ronaldinho Birunda, participaram na manhã desta terça-feira (12) de uma reunião com o Dr. Igor Galindo, gerente regional da Companhia Pernambucana de Abastecimento – COMPESA para tratarem sobre o abastecimento de água em Saloá/PE. Segundo as informações repassadas por Igor Galindo, a COMPESA, concluiu um estudo que vai setorizar a cidade através do PRORED II, o que facilitará o mapeamento do sistema adutor.

Ele informou aos parlamentares que atualmente a COMPESA possui 1.591 ligações ativas, ou seja, clientes que estão cadastrados no sistema da empresa. Segundo ele, deste total 300 são usuários da tarifa social, os que possuem baixa renda renda e pagam apenas uma taxa que varia na média de R$ 7,00 (sete reais). Galindo também falou sobre a crise hídrica que tem afetado o abastecimento, o que causou a contratação de vários carros pipas para tentar suprir a demanda das famílias.

12961594_1009016562497244_3119035759510289099_n

Destacou que atualmente são 7 carros-pipas que estão sendo pagos pela CODECIPE, sendo um exclusivo para a EREM Monsenhor João Marques e Cadeia Pública da cidade. Ainda segundo ele, na próxima semana os carros estarão abastecendo as ruas com mais intensidade, e lembra que isso é apenas um paleativo, até que seja resolvido problema com a vinda das chuvas e a renovação dos mananciais. Um dos pontos mais importantes da conversa foi quando perguntado sobre as contas que continuam chegando para a população sem ter água nas torneiras.

Igor disse que este problema já está na justiça e que em breve sairá uma decisão. O vereador Ronaldinho levou alguns papéis de água (faturas) e mostrou a situação, as pessoas pagam as contas mas não tem água em casa. Indagado pelos vereadores sobre a tão esperada Adutora da Prata, ele falou que as obras estão em plena execução. Igor Galindo destacou o empenho do prefeito Ricardo Alves, que está acompanhando quase que diariamente estes trabalhos, pedindo urgência e diligenciando todas as semanas, no intuito de levar a água da barragem até a cidade.

Informou aos vereadores que a briga judicial enfrentada pelo município contra os proprietários do terreno da barragem atrasaram bastante a conclusão da adutora. Disse que no último dia 4 de abril houve uma importante audiência e que a justiça deu ganho de causa ao município, o que vai facilitar o final dos trabalhos. Segundo ele, no mais tardar em junho de 2016 a água da Prata vai chegar finalmente em Saloá, se tudo ocorrer conforme o cronograma estabelecido pela COMPESA.

A visita dos vereadores demonstra o interesses deles pelo bem estar da comunidade, e que tanto o executivo municipal quanto o legislativo estão correndo contra o tempo para viabilizar ações concretas para amenizar o sofrimento da população em relação a falta de água no município. Participou também da reunião a Sra. Daniele Constantino que é coordenadora regional da COMPESA. Os vereadores elogiaram bastante a consideração dispensando pela direção da COMPESA e disseram que estarão atentos a tudo o que está acontecendo em relação a este assunto tão importante para os moradores de Saloá e pediram pressa nas ações para acabar com a falta de água.

Publicidade

AS MAIS LIDAS DO MÊS