Siga-nos nas Redes Sociais


CIDADE

Saloá vive o maior êxodo populacional da sua história

Publicado

dia:

A cidade de Saloá está vivendo o maior êxodo populacional da sua história. Conforme o relatório preliminar divulgado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, quase dois mil saloaenses foram embora em busca de trabalho e melhores condições de vida.

Essas informações estão baseadas no Relatório Prévio da população calculado com base nos resultados do Censo Demográfico até 25 de dezembro de 2022. Segundo os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Município conta hoje com 13.530 habitantes, ante os 15.309 do Censo realizado em 2010, ou seja, 1.779 pessoas a menos que 13 anos atrás.

Através dos números, compreende-se que a saída se acentuou nos últimos dez anos, e pela primeira vez desde a sua emancipação em 1963, o Município perde expressiva população, o que vai gerar grandes perdas e investimentos públicos. É como se a cidade estivesse andando para trás.

Essas pessoas estão se mudando principalmente para os estados de São Paulo e Santa Catarina, este último onde fica localizada a cidade de Balneário Camboriú que abriga atualmente milhares de saloaenses que trabalham nas áreas de serviços e turismo.

A falta de oportunidade na terra natal tem provocado esse êxodo que ano após ano tem se intensificado. O Blog SN entrou em contato com muitas pessoas que hoje residem em Balneário, as quais nos informaram sobre as oportunidades de emprego que existe por lá.

Mas nem tudo é motivo de alegria para os retirantes e quase todos os entrevistados não escondem a saudade dos parentes que ficaram em Saloá, não perdem a esperança de dias melhores em sua cidade para um dia voltar e ter onde trabalhar, viver perto da família e ser feliz.

Resta a todos a esperança de que sua terra proporcione e incremente ações de geração de emprego, renda e lazer para a população de modo geral, somente assim esse êxoto populacional vai parar de crescer.

Facebook

AS MAIS LIDAS DO MÊS