BRASIL
TCE e sindicatos criticam decreto assinado por Raquel Lyra
Uma das primeiras ações adotadas por Raquel Lyra (PSDB) após assumir o cargo de governadora tem dado o que falar. Se trata de decreto assinado pela tucana e publicado, na última segunda-feira, no Diário Oficial do Estado. O documento se refere à exoneração de cargos comissionados, suspensão de cessões de servidores e do trabalho remoto.
O intuito é promover a “reorganização do governo de Pernambuco”, diz nota divulgada pela assessoria da governadora. No entanto, a decisão tem gerado críticas. Órgãos como o TCE (Tribunal de Contas de Pernambuco) e os Sindicatos dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol) e dos Médicos de Pernambuco (Simepe) se mostraram desfavoráveis à determinação.
O presidente do Tribunal de Contas, Ranilson Ramos, apesar de informar que cumprirá a decisão do governo, disse que tomará uma iniciativa até esta quarta-feira, tendo em vista que o decreto assinado por Raquel, que determina a volta de servidores cedidos pelo governo a outros órgãos, afeta cerca de 80 pessoas que compõem o quadro do TCE.
O Simepe também veio a público se posicionar sobre o caso. Em nota, o Sindicato dos Médicos de Pernambuco disse que a decisão do governo tucano afeta “mais de mil servidores da saúde (que) terão que deixar seus atuais postos de trabalho, o que comprometerá a assistência à população pernambucana”. O Sindicato procurou a Secretaria Estadual de Saúde (SES) para esclarecimento e em busca de soluções que não afetem negativamente a classe da saúde.
O Sinpol também lançou nota nesta terça-feira informando que está “atuando pela imediata revogação” do decreto. Um dos pontos criticados pelo Sindicato é a revogação da licença prêmio. “O (…) art. 112 do Estatuto de Servidores não concede discricionariedade à Administração Pública Estadual, nem à Chefe do Executivo o poder de impedir o direito à concessão da licença prêmio (…)”, diz a nota divulgada pelo Sinpol.
O documento também diz que a decisão tomada por Raquel Lyra não é clara quanto a “manutenção ou não das chefias hoje ocupadas e também mexe com os servidores que estão em gozo de licença sem vencimento (…)”. A desaprovação também se estende à exoneração das chefias da Polícia Civil de Pernambuco (PC-PE). Fonte: Diário de Pernambuco
-
CIDADE3 semanas agoPresidente da Câmara, Jamelão, visita prefeito Júnior de Rivaldo e reforça parceria entre Executivo e Legislativo em Saloá
-
NOTÍCIA DO DIA6 dias agoNota de Falecimento: Maria do Carmo Cardeal (Carminha de Naro Poró)
-
NOTÍCIA DO DIA2 semanas agoLibânia Miranda é indicada como Líder do Governo na Câmara Municipal
-
CIDADE2 semanas agoNova juíza assume a Comarca de Saloá: Dra. Ângela Maria Lopes Luz traz experiência do Sertão pernambucano
-
CIDADE3 semanas agoChove 55 mm em Saloá nesta terça-feira (17), aponta IPA
-
EDUCAÇÃO4 semanas agoSecretaria de Educação promove Jornada Pedagógica em Saloá com foco no fortalecimento do ensino municipal
-
CIDADE6 dias agoSaloá segue firme na defesa dos direitos das mulheres
-
POLICIAL2 semanas agoPCPE premia a 145ª Delegacia de Saloá por excelência investigativa em 2025







