Siga-nos nas Redes Sociais


BRASIL

Saloá perderá população, recursos públicos e Câmara de Vereadores terá apenas 9 vagas

Publicado

dia:

O que vinha sendo cogitado poderá de fato acontecer. O Município de Saloá no Agreste está entre as cidades Pernambucanas que perderá população, recursos públicos e consequentemente duas vagas no poder Legislativo. Essas informações estão baseadas no Relatório Prévio da população calculado com base nos resultados do Censo Demográfico 2022 até 25 de dezembro de 2022.

Segundo os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Município conta hoje com 13.530 habitantes, ante os 15.309 do Censo realizado em 2010, ou seja, 1.779 pessoas a menos que 13 anos atrás. Os resultados não seriam tão preocupantes se a cidade continuasse a receber os repasses dos governos federal, a exemplo o Fundo de Participação dos Municípios – FPM, e estadual, o que de fato deve ocorrer.

Além disso, o pode Legislativo deve ter duas cadeiras a menos já nas eleições de 2024, pois, o número de vagas depende da população de cada Município, conforme determina a Constituição Federal, e as cidades com menos de 15 mil habitantes devem ter apenas nove vagas no legislativo.

Os dados são prévios e podem ser modificados, porém, com poucas possibilidades de alterações. Outras cidades de Pernambuco também estão passando pelo mesmo problema, e por conta disso a AMUPE (Associação Municipalista de Pernambuco) pediu uma prorrogação do prazo para conclusão da pesquisa. Vale destacar que muitas pessoas se recusam a responder as perguntas feitas e até mesmo de abrir a porta para os recenseadores.

Dúvidas existem sobre se os dados realmente refletem a realidade da nossa população e respostas devem ser dadas, afinal todos temos que saber para onde foi tanta gente nesse período de tempo. Outras perguntas e respostas também devem ser cobradas e dadas pelos órgãos públicos, como por exemplo: de quem é a culpa por este tão grande êxodo, ou o que deve ser feito para que as pessoas permaneçam em sua cidade natal?

Essas e outras questões devem ser reavaliadas pelas autoridades que devem buscar meios e formas para proporcionar mais qualidade de vida e principalmente mais oportunidade de trabalho para os seus cidadãos.

Facebook

AS MAIS LIDAS DO MÊS