Siga-nos nas Redes Sociais


NOTÍCIA DO DIA

TRIBUNAL DE CONTAS DE PERNAMBUCO-TCE PROMOVEU SEMINÁRIO PARA PRESIDENTES DE CÂMARAS MUNICIPAIS

Publicado

dia:

conselheiro_carlos_porto_20141027_1546203517O TCE realizou nesta terça-feira (24) a segunda parte do seminário sobre gestão pública direcionado para os novos prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais. Compareceram ao evento, que se realizou no próprio auditório do órgão, 263 participantes das 184 Câmaras Municipais, dentre presidentes e assessores. Um deles foi Eduardo Marques (PSB), presidente da Câmara Municipal do Recife.

O seminário foi aberto pelo presidente Carlos Porto, que deu as boas vindas aos participantes, destacou as suas atribuições para legislar, fiscalizar e julgar as contas dos prefeitos e fez um apelo a todos para que tirassem o máximo de proveito das palestras. “Os senhores são os políticos que estão mais próximos da população e detêm um poder muito grande conferido pela Constituição. Se bem aplicado, todos têm a ganhar com isto”, disse o presidente do TCE.

Segundo ele, o motivo do seminário foi orientar os agentes públicos a cumprirem a Constituição e as leis do país no sentido de que suas prestações de contas sejam aprovadas pelo órgão de controle externo. Além dele, compuseram a mesa dos trabalhos a coordenadora de Controle Externo Bethânia Melo Azevedo, a diretora do Departamento de Controle Municipal (DCM) Maria Elza Galliza, o procurador geral do Ministério Público de Contas, Cristiano Pimentel e o presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Eduardo Marques.

As palestras versaram sobre Orçamento Municipal (João Eudes Bezerra Filho), Limite de gastos no Legislativo Municipal e remuneração de vereadores (Rogério de Almeida Fernandes), Gestão da previdência de servidor municipal (Marconi Karley Oliveira Nascimento), Prestação de contas ao TCE, seus cuidados e repercussões legais (Fábio Buchman e Gustavo Tibério), Julgamento das contas dos prefeitos (Germana Laureano), Responsabilização dos gestores públicos (Cristiano da Paixão Pimentel)e Análise do índice de transparência dos municípios (Fausto Stepple de Aquino).

Publicidade

AS MAIS LIDAS DO MÊS