NOTÍCIA DO DIA
SAIBA A VERDADEIRA HISTÓRIA DE SALOÁ – UMA HISTÓRIA DE AVÔ PARA NETO
Há exatos 50 anos o glorioso município de Saloá tornava-se emancipado através do Decreto Lei Estadual de n.º 4.946 de dezembro de 1963 e, a partir daí, era enquadrado como município do Estado de Pernambuco. Um fato bastante curioso desta história de lutas e glórias é que naquela data de assinatura da lei estadual quem estava ao lado do então governador de Pernambuco, Dr. Miguel Arraes de Alencar, no Palácio do Campo das Princesas, assinando aquele ato, era o Sr. Antônio Alves de Souza, mais conhecido pela história e pelos saloaenses como Antônio Ricardo, episódio este, que posteriormente o tornaria em meados de março de 1964 o primeiro prefeito constitucional deste município nomeado pelo mesmo governador. Ele foi prefeito de Saloá por duas oportunidades. Quis ainda o destino que neste ano de 2013 o neto de Antônio Ricardo estivesse a frente do executivo municipal e realizasse a festa de bodas de ouro de emancipação política nesta cidade.
Antônio Alves de Souza não poderia adivinhar o futuro, mas quis a história desta terra que seu nome ficasse cravado entre os mais importantes que já contribuíram para o crescimento desta terra e que o mesmo fosse patriarca de filhos e netos e, quem sabe bisnetos, com a responsabilidade de cuidar deste povo tão ordeiro e simples. Antônio Ricardo com certeza estaria muito orgulhoso se fosse vivo em saber que seus descendentes continuaram com seu trabalho e carinho ao povo de Saloá e ficaria muito mais satisfeito em saber que seu filho Rivaldo Alves de Souza foi gestor desta terra por três oportunidades, o que o torna um dos grandes responsáveis pela construção do município.
Ainda podemos citar o baloarte Manoel Alves de Souza, que foi o único saloaense a ocupar uma das cadeiras da ALEPE (Assembleia Legislativa de Pernambuco), este filho de Antônio Ricardo e Zulmira Birunda, filha do também saudoso José Florentino Alves (Zé Birunda), que foi um dos primeiros vereadores desta terra quando ainda pertencia a Bom Conselho. Antônio Ricardo foi o único candidato a vencer uma eleição municipal com pouco mais de sete dias de campanha, pois naquele tempo venceu as eleições que disputava contra o saudoso Elpídio José da Silva, que era candidato único até a candidatura de Antônio Alves de Souza. Esses fatos ninguém pode apagar da história nem muito menos negá-los, pois apesar de o tempo passar não há argumentos contra fatos.
Parabéns a esta família que, juntamente com as demais que sempre habitaram neste torrão, sempre honraram as tradições políticas e dedicaram suas vidas ao bem desta que é uma das mais queridas deste estado. Parabéns, Saloá por ter sido e ainda está sendo governada por homens de bens e comprometidos com o seu povo.
-
POLICIAL2 semanas atrás
Grave acidente na entrada de Saloá deixa duas vítimas com lesões graves
-
NOTÍCIA DO DIA3 semanas atrás
Faleceu o professor e poeta José de Oliveira
-
CIDADE6 dias atrás
Saloá realiza visita técnica ao sistema de piscicultura do município de Itatiba/PE
-
EVENTOS4 semanas atrás
Saloá se prepara para a 2ª Edição da “Saloá Drilha” com Michelle Andrade e Vitinho do Brega
-
CIDADE4 semanas atrás
Liderança consolidada: Prefeito Júnior de Rivaldo de Saloá conquista apoio unânime do Legislativo
-
CIDADE7 dias atrás
Saloá encerra o “São João de Todos os Tempos” em grande estilo com “À Vontade” e milhares na praça
-
ESPORTES4 semanas atrás
Atleta saloaense Neto conquista medalha de prata na primeira etapa do Pernambucano de Judô
-
CIDADE4 semanas atrás
Câmara Municipal e TRE/PE realizarão Audiência Pública para debater Cadastramento Biométrico Eleitoral em Saloá