Siga-nos nas Redes Sociais


SAÚDE

Por que o Brasil enfrenta aumento de casos de covid-19?

Publicado

dia:

É possível que você conheça pelo menos uma pessoa que foi diagnosticada com covid-19 nas últimas semanas. Não por acaso, o Brasil registrou um aumento não só no número de ocorrências da doença, como na taxa de mortes. No último dia 23, a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) divulgou um boletim mostrando que cada vez mais estados apontam para o aumento de casos graves de coronavírus, que teve início a partir do final de outubro e se estendendo até início de novembro. Segundo a fundação, essa situação pode ser encontrada, principalmente, entre adultos e idosos.

Em sua coluna no portal UOL, o jornalista Jamil Chade falou sobre a pandemia, e destacou que o país voltou para a lista de locais mais afetados pelo coronavírus no mundo, ocupando a terceira posição, com 535 mortes na semana que terminou em 27 de novembro. Em primeiro lugar estão os Estados Unidos, que registraram 2,6 mil mortes na semana, seguido do Japão, com mil novos óbitos, segundo informações da OMS (Organização Mundial de Saúde).

Mas por que o Brasil está lidando com mais uma onda de covid-19? Há diversas causas e, a infectologista Lígia Pierrotti, do Alta Diagnósticos, marca pertencente à Dasa, destaca o relaxamento das medidas de isolamento e do uso de máscaras, fatores que contribuem para a circulação do vírus e o surgimento de novas variantes.

É importante lembrar que sempre que há um aumento do número de casos, coincidentemente existe o surgimento e predomínio de uma determinada variante. Isso aconteceu no final do ano passado, com a variante Ômicron, por exemplo.

“Hoje, a elevação do número de casos observado nas últimas semanas coincide com o aumento gradual da circulação da subvariante BQ.1, originária da Ômicron”, diz ela. Fonte: Yahoo.com

Facebook

AS MAIS LIDAS DO MÊS