Siga-nos nas Redes Sociais


CIDADE

Governo Federal vai suspender Operação Carro-Pipa

Publicado

dia:

Em ofício enviado ao ministro da Defesa, general Walter Braga Netto, o deputado federal Danilo Cabral (PSB) pediu providências para a continuidade do Programa Emergencial de Distribuição de Água, conhecido como Operação Carro-Pipa. A iniciativa pode ser suspensa, a partir de setembro, por falta de recursos para seu financiamento, segundo informações do próprio ministério. 

“O Brasil enfrenta um dos mais graves períodos de estiagem do último século, em que a falta de água passa afetar milhares de pessoas. A distribuição de água por carros-pipa é uma importante ação do governo federal para as localidades onde não há abastecimento d’água, inclusive para o consumo humano. Não deve ser interrompida, especialmente neste momento”, afirma Danilo Cabral. Vale ressaltar que, em março deste ano, o programa foi suspenso também por falta de recursos. Na ocasião, o parlamentar enviou um pedido de informação ao Ministério, cobrando a retomada do programa.

A Operação Carro-Pipa federal é realizada em toda região rural do Semiárido, abrangendo os estados do Nordeste e parte de Minas Gerais e Espírito Santo, há mais de 20 anos. Em 2020, a média mensal de atendimento foi de cerca de dois milhões de pessoas em 600 municípios. No total, foram investidos R$ 603 milhões para o serviço.

Facebook

AS MAIS LIDAS DO MÊS