BRASIL
“Ainda Estou Aqui” vence como melhor filme internacional e traz o primeiro Oscar para o Brasil

A conquista do primeiro Oscar brasileiro foi destaque na imprensa internacional. Na noite de domingo, Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, ganhou a estatueta de melhor filme internacional — um feito inédito para o cinema nacional.
Uma reportagem do site da revista Variety destacou em sua manchete: “Oscars ignorados e surpresas: [a atriz] Mikey Madison ganha, Ainda Estou Aqui choca e [a compositora] Diane Warren tem 16ª derrota consecutiva”.
A revista fez uma lista das surpresas do Oscar. Sobre o filme brasileiro, a revista escreveu: “Dadas as 13 indicações que Emilia Pérez teve contra as três indicações para Ainda Estou Aqui, parecia estatisticamente provável que o primeiro levaria a estatueta de longa-metragem internacional. Mas para a alegria do Brasil, Ainda Estou Aqui prevaleceu.”
A revista ainda destacou que Emilia Pérez é um dos grandes perdedores da história do Oscar, tendo perdido em 11 das 13 categorias que concorreu.
A Variety também elencou como surpresa da noite a vitória de Mikey Madison como melhor atriz, que concorria com Fernanda Torres, de Ainda Estou Aqui. Para a revista, a favorita era Demi Moore, de A Substância.
A revista americana People também destacou em manchete de uma reportagem a vitória do filme brasileiro como surpresa: “O brasileiro Ainda Estou Aqui supera o francês Emilia Pérez e ganha o prêmio de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025″.
“Ainda Estou Aqui recebeu três indicações ao Oscar; além de Melhor Filme Internacional, o filme também foi indicado na categoria Melhor Filme e a atriz principal Fernanda Torres foi indicada para Melhor Atriz. A campanha de premiação de Torres ganhou força depois que ela ganhou um Globo de Ouro de melhor desempenho de atriz principal em um drama naquela cerimônia em 5 de janeiro.
“Torres não levou para casa o Oscar de melhor atriz, embora Ainda Estou Aquitenha ganhado na categoria de melhor longa-metragem internacional. No tapete antes da cerimônia, ela deslumbrou em um vestido Chanel, consolidando sua qualidade de estrela na grande noite.”
A Hollywood Reporter afirmou que Fernanda Torres era considerada um azarão na disputa do Oscar de Melhor Atriz.
“Mas, de muitas maneiras, Torres e seus colaboradores em Ainda Estou Aqui já haviam conquistado um prêmio muito maior, já que o filme, um sucesso de bilheteria no Brasil e baseado em uma dolorosa história real, provocou um acerto de contas nacional com o passado autoritário e o presente próximo do país.”
O Hollywood Reporter também destacou o discurso de Walter Salles na premiação. “O diretor Walter Salles deu créditos à mulher que inspirou o filme — Eunice Paiva — e às mulheres que lhe deram vida, a dupla de filhas e mãe Fernanda Torres e Fernanda Montenegro.”
Os jornais Guardian e New York Times também destacaram a homenagem de Walter Salles a Eunice Paiva, Fernanda Torres e Fernanda Montenegro.
“Dirigido por Walter Salles, o filme foi um sucesso de bilheteria no Brasil, onde muitos lembram do legado da ditadura militar, que durou de 1964 a 1985”, escreveu o New York Times. Fonte – https://www.bbc.com/portuguese/articles/c89ypqy7p30o
-
POLICIAL4 semanas atrás
Homicídio registrado em Saloá na manhã deste sábado (5)
-
POLICIAL2 semanas atrás
Família busca por Antônio Anjo de Oliveira, desaparecido desde 09/04/2025
-
ESPORTES3 semanas atrás
Torneio de futebol promovido pelos vereadores de Saloá acontece no próximo sábado (12)
-
EDUCAÇÃO4 semanas atrás
Educação em festa e valorização profissional: Saloá realiza 1º Encontro Formativo com anúncios históricos feitos por Jr. de Rivaldo
-
NOTÍCIA DO DIA2 dias atrás
Faleceu em Recife o Sr. Filadelfo Branco, importante pecuarista de Saloá
-
POLÍTICA1 semana atrás
Vereadores de Saloá estão em Brasília participando da XXIV Marcha de Gestores e Legislativos Municipais
-
RELIGIÃO7 dias atrás
Sétimo Aniversário do grupo Adoradores da Última Hora acontece nos dias 26 e 27 de abril
-
POLICIAL2 semanas atrás
Polícia Civil deflagra “Operação “Escudo” contra o crime em Saloá