NOTÍCIA DO DIA
NASF DE SALOÁ PARTICIPA DE SEMINÁRIO REGIONAL
A equipe do Nasf de Saloá está participando do primeiro Seminário da Rede de Atenção Psicossocial do Agreste. O evento acontece na sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Garanhuns e conta com a participação de assistentes sociais, psicólogos, médicos e terapeutas de cerca de 18 municípios pernambucanos. Com o tema: Cuidando do sujeito em sua singularidade – crack, álcool e outras drogas, o seminário tem por objetivo discutir o processo de trabalha para a implementação da rede de atenção e a mobilização dos profissionais de saúde no cuidado integral com os usuários e familiares do sistema.
O evento é promovido pela Gerência de Atenção em Saúde Mental do Estado (GASAM) que dividiu o Agreste em três cidades pólos: Angelim (que reúne 9 municípios), Aguas Belas (5 municípios) e Garanhuns (7 municípios). Segundo Márcia Gonçalves Neto, que é referência técnica estadual da GASAM, os municípios devem buscar a qualificação continuada dos profissionais que lidam diretamente com usuários da rede de proteção psicossocial.
“O seminário trás para discussão o crack, álcool e outras drogas. E é preciso que as Unidades de saúde entendam o perfil desses usuários para poder agir de maneira a cuidar do dependente e acompanhar as famílias”, disse a técnica. A discussão sobre a rede de assistência psicossocial chega para Saloá, num momento em que estão sendo feitos os ajustes para a inauguração do CAPES (Centro de Atenção psicossocial). Para a assistente social Vaneska Sipriano, que faz parte da equipe do Nasf de Saloá, o Seminário fortalece a política pública para atender pessoas com saúde mental comprometida e dependentes químicos. “Estamos vivenciando um momento em que o Hospital Providência, a exemplo de outros manicômios está sendo fechado e cada município precisa cuidar melhor de seus dependentes químicos e pessoas com transtornos mentais.
Nesse sentido, por orientação do prefeito Ricardo Alves, estamos terminando os ajustes para inaugurar o nosso CAPES, o que deverá acontecer ainda este ano”, disse Vaneska.
-
CIDADE3 semanas agoPresidente da Câmara, Jamelão, visita prefeito Júnior de Rivaldo e reforça parceria entre Executivo e Legislativo em Saloá
-
NOTÍCIA DO DIA6 dias agoNota de Falecimento: Maria do Carmo Cardeal (Carminha de Naro Poró)
-
NOTÍCIA DO DIA2 semanas agoLibânia Miranda é indicada como Líder do Governo na Câmara Municipal
-
CIDADE2 semanas agoNova juíza assume a Comarca de Saloá: Dra. Ângela Maria Lopes Luz traz experiência do Sertão pernambucano
-
CIDADE3 semanas agoChove 55 mm em Saloá nesta terça-feira (17), aponta IPA
-
CIDADE6 dias agoSaloá segue firme na defesa dos direitos das mulheres
-
EDUCAÇÃO4 semanas agoSecretaria de Educação promove Jornada Pedagógica em Saloá com foco no fortalecimento do ensino municipal
-
CIDADE4 semanas agoSob a presidência do vereador Manoel de Artur, Câmara de Saloá aprova atualização do salário mínimo e reajuste dos Agentes de Endemias







