NOTÍCIA DO DIA
SALOÁ REALIZOU FÓRUM DO SELO UNICEF
Mais de mil municípios brasileiros concorrem ao Selo Unicef 2013/2016, que tem por objetivo dar visibilidade às ações da Educação, Saúde e Assistência Social, proporcionando o aumento dos índices de desenvolvimento Humano (IDH). O município de Saloá, no Agreste pernambucano é um dos que será observado pelo Fundo Unicef, devendo medir os avanços que ocorrem desde 2011 até 2016. Nesse sentido o Governo Municipal promoveu, através das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, o primeiro Fórum Comunitário do Selo Unicef, realizado nesta quinta-feira (21), na escola São Vicente.
Segundo a psicóloga Thays Vilanova, do CREAS, que ministrou palestra de sensibilização sobre o tema, a participação harmoniosa das três secretarias Educação, Saúde e Assistência Social é fundamental para se chegar aos índices propostos pelo Unicef. A participação do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente também deve contribuir nesse processo. Thays explicou ainda que durante o período em que está concorrendo ao Selo, uma equipe do Unicef estará acompanhando passo a passo as ações desenvolvidas com vistas à premiação.
“O Selo Unicef representa para os municípios o reconhecimento a nível mundial dos avanços da administração pública. Não acompanha premiação em dinheiro, mas significa muito para cada gestor”. Destacou o prefeito de Saloá, Ricardo Alves (PMDB). Segundo ele, os indicadores de desenvolvimento precisam ser alcançados e nada melhor para uma gestão, que testar seu secretariado criando novos desafios em favor da população.
A iniciativa do Unicef vem contribuindo para que o Brasil alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) relacionados para que a população de até 17 anos, reduza as disparidades regionais e avance na universalização dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente. Participaram da realização do Fórum Comunitário do Selo Unicef pessoas de diversas instituições como líderes comunitários e religiosos, vereadores, Conselho tutelar, família atendida pelo sociais, professor, gestor de escola do núcleo estadual e Sindicato, entre outros.
Os municípios que se inscrevem no Selo são agrupados de acordo com sua realidade socioeconômica e assumem o compromisso de elaborar um diagnóstico participativo da situação de suas crianças e seus adolescentes e um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam meninas e meninos. O UNICEF, por sua vez, promove a capacitação dos gestores e técnicos municipais, avalia e monitora os resultados obtidos. Ao final do ciclo do Selo, os municípios que conseguem melhorar as condições de vida de suas crianças e adolescentes recebem o Selo UNICEF Município Aprovado.
-
CIDADE4 semanas agoHomem fica gravemente ferido após cair de cavalo na zona rural de Saloá
-
CIDADE2 semanas agoVereador Josa Moita foi transferido para o Hospital da Restauração, no Recife e seu estado ainda é grave
-
POLICIAL4 semanas agoPolícia Civil prende homem em flagrante por tráfico de drogas em Saloá
-
NOTÍCIA DO DIA2 semanas agoMorre aos 73 anos Erasmo Rodrigues Pereira, ex-diretor da Cadeia Pública de Saloá
-
CIDADE6 dias agoSaloaense de 35 anos morre durante pega de boi no município de Custódia
-
CIDADE4 semanas agoReconfiguração política em Saloá: Júnior de Rivaldo e grupo anunciam apoio a Fernando Filho
-
POLICIAL4 semanas agoIgreja Adventista de Saloá é alvo de roubo durante a madrugada
-
CIDADE6 dias agoHomem fica gravemente ferido após acidente de moto na zona rural de Saloá







