NOTÍCIA DO DIA
O que é o Benefício Assistencial de Prestação Continuada/LOAS para Crianças com TEA
O Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) é um direito assistencial que garante um salário-mínimo mensal à pessoa com deficiência ou ao idoso com 65 anos ou mais que não possua meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família.
No caso das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o benefício é plenamente possível, desde que preenchidos os requisitos legais. O autismo é considerado deficiência que envolve impedimentos de longo prazo que dificultam a participação plena na sociedade.
São requisitos para concessão do BPC:
1) Deficiência com impedimento de longo prazo: Não importa o grau do diagnóstico. O que interessa são as limitações funcionais da criança, o grau de dependência, a necessidade de apoio permanente e o impacto no desenvolvimento e na autonomia.
2) Situação de vulnerabilidade econômica: A renda familiar por pessoa deve ser, em regra, igual ou inferior a 1/4 do salário-mínimo. Contudo, esse critério pode ser flexibilizado judicialmente quando comprovada situação de miserabilidade por outros meios,
como despesas elevadas com terapias, medicamentos, alimentação especial e transporte.
O benefício assistencial de prestação continuada não exige contribuição ao INSS, portanto, mesmo alguém que nunca trabalhou, consegue ter acesso ao benefício. A mãe pode trabalhar e a criança continuar recebendo o benefício, desde que a renda familiar permaneça dentro dos critérios legais. Garantir esses direitos é promover dignidade, inclusão e proteção integral à criança com deficiência.
Sarah Barbosa – Advogada especializada em Direito Previdenciário
OAB/PE 29765
Endereço: rua 15 de novembro, 125, Santo Antônio, Garanhuns/PE – Atendimento presencial e on-line -WhatsApp: (87) 98147-1728; (87) 99608-9856
-
CIDADE4 semanas agoHomem fica gravemente ferido após cair de cavalo na zona rural de Saloá
-
CIDADE2 semanas agoVereador Josa Moita foi transferido para o Hospital da Restauração, no Recife e seu estado ainda é grave
-
NOTÍCIA DO DIA2 semanas agoMorre aos 73 anos Erasmo Rodrigues Pereira, ex-diretor da Cadeia Pública de Saloá
-
CIDADE1 semana agoSaloaense de 35 anos morre durante pega de boi no município de Custódia
-
CIDADE1 semana agoHomem fica gravemente ferido após acidente de moto na zona rural de Saloá
-
CIDADE1 semana agoCriança fica ferida após acidente envolvendo motocicleta em Saloá
-
POLICIAL4 semanas agoIgreja Adventista de Saloá é alvo de roubo durante a madrugada
-
CIDADE2 semanas agoIBGE divulga nova estimativa e Saloá passa a ter 14.087 habitantes em 2026







