NOTÍCIA DO DIA
SALOÁ E PARANATAMA SERÃO BENEFICIADAS E RECEBERÃO MAIS MÁQUINAS PELO PAC 2
Mais de 600 mil pessoas da zona rural de 60 municípios pernambucanos – sendo 110 mil agricultores familiares -, estão sendo beneficiadas com 61 equipamentos – três motoniveladoras, 19 caminhões-pipa e 39 caminhões-caçamba – adquiridos na segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) com recursos da ordem de R$ 15 milhões. A convocação dos municípios beneficiados com a doação ocorreu nesta quinta-feira (12), na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), no bairro do Pina, no Recife, com a presença da secretária Nacional de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Andréa Buto, e do secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos, que representou o governador Eduardo Campos.
Para Andréa Buto, a iniciativa é uma mudança na promoção do desenvolvimento do meio rural. “Com os equipamentos, os municípios poderão proporcionar um conjunto de serviços básicos para a população rural, a exemplo da mobilidade dos jovens que usam o ônibus escolar, que precisam do serviço de assistência à saúde como as ambulâncias, o abastecimento d´água por meio dos caminhões-pipa e o escoamento da produção familiar”, relatou a secretária, referido-se à recuperação de estradas vicinais, um dos serviços a serem executados com as máquinas.
Aldo Santos reforçou que a ação mostra a melhoria do tratamento do mundo rural. “Vemos isso na medida em que os municípios passam a ter recursos materiais para potencializar o desenvolvimento ao fortalecer a infraestrutura”, falou o secretário. Segundo o delegado do MDA em Pernambuco, Demétrius Fiorante, até o final dessa fase do Programa, início de 2014, um total de 770 equipamentos serão doados a 170 municípios pernambucanos, somando investimentos superiores a R$ 210 milhões“.
O diretor da Amupe, Evilásio Barbosa, disse que a maioria das prefeituras está em crise financeira e que a iniciativa descentraliza ações das esferas maiores – estado e o Governo Federa -, ajudando os municípios. Na solenidade estavam presentes além de prefeitos dos municípios beneficiados, o presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Agricultura (Cesmape), o secretário de Agricultura de Jataúba, Izaias Monteiro, o deputado estadual Ricardo Costa, representantes da Amupe, o superintendente do Incra, Luís Aroldo, entre outros.
Lista de municípios beneficiados:
SALOÁ, PARANATAMA, Dormentes, Exu, Flores, Floresta, Glória Do Goitá, Granito, Ibimirim, Iguaraci, Inajá, Ingazeira, Ipubi, Itacuruba, Itambé, Itapetim, Jatobá, Jupi, Jurema, Lagoa Do Ouro, Lagoa Grande, Lajedo, Limoeiro, Manari, Maraial, Mirandiba, Moreilândia, Orobó, Orocó, Ouricuri, Palmeirina, Panelas, Parnamirim, Passira, Pedra, Pesqueira, Petrolândia, Petrolina, Poção, Quixaba, Riacho Das Almas, Sairé, Salgueiro, Sanharó, Santa Cruz Da Baixa Verde, Santa Cruz Do Capibaribe, Santa Filomena, Santa Maria Da Boa Vista, Santa Maria Do Cambucá, Santa Terezinha, São José Do Belmonte, São José Do Egito, Serra Talhada, Serrita, Sertânia, Solidão, Tabira, Tacaratu, Trindade, Tuparetama, Verdejante.
-
POLICIAL2 semanas agoGrave acidente na PE-218, em Saloá/PE, deixa duas pessoas mortas, neste domingo (26)
-
POLICIAL3 semanas agoHomem de 35 anos morre após grave acidente de moto na zona rural de Saloá
-
POLICIAL3 semanas agoManicure conhecida em Saloá morre em grave acidente na BR-423, próximo a Paranatama
-
NOTÍCIA DO DIA3 semanas agoVelório de Quitéria Pinheiro acontece neste domingo e sepultamento será às 10h nesta segunda-feira (20)
-
POLICIAL3 semanas agoPolícia Civil prende investigado por homicídio em Saloá
-
NOTÍCIA DO DIA2 semanas agoSaloá se despede de Marcelo e Armandinho nesta terça-feira (28)
-
NOTÍCIA DO DIA4 semanas agoJovem saloaense cria campanha para comprar notebook e buscar oportunidade no mercado digital
-
NOTÍCIA DO DIA2 semanas agoComoção marca sepultamento de adolescente em Saloá







