Siga-nos nas Redes Sociais


BRASIL

O que significa Data Magna de Pernambuco?

Publicado

dia:

A Data Magna de Pernambuco celebra a Revolução Pernambucana de 1817, um evento histórico significativo que é considerado um marco na trajetória do Brasil. Durante esse período, que durou 75 dias, Pernambuco proclamou sua independência tanto do Brasil quanto da Coroa Portuguesa, contando com o apoio dos estados vizinhos de Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Embora efêmera, essa República proclamada deixou um legado marcante e inigualável na história do país. Considerado como o primeiro movimento pela independência do Brasil, o dia 6 de março é, a partir deste ano, Data Magna de Pernambuco.

Carta Magna ou Data Magna? É comum ocorrer confusão entre os termos utilizados para o feriado em Pernambuco, porém, há diferenças significativas entre eles. O termo “Carta Magna” é atribuído a um documento que, durante a Idade Média, foi elaborado para impor limitações ao poder real em relação aos nobres.

Agindo como uma espécie de Constituição, embora esse conceito não fosse aplicado naquela época. Pode-se dizer que a Carta Magna equivale à Constituição do Estado. Por outro lado, a “Data Magna” refere-se ao marco histórico dos movimentos libertários ocorridos em 6 de março de 1817. Fonte: Jornal do Comércio de Pernambucofoto da internet

Facebook

AS MAIS LIDAS DO MÊS