EDUCAÇÃO
DRA. SARAH BARBOSA ESCLARECE O QUE É LIMBO PREVIDENCIÁRIO

Você já passou pelo limbo previdênciario? Limbo previdenciário é o tempo em que há discordância entre o médico perito no INSS e o médico particular ou da empresa sobre a aptidão para o retorno ao trabalho do empregado. Ou seja, o trabalhador recebe alta médica do perito no INSS, cessando o benefício, mas o médico particular/empresa não autoriza o retorno ao trabalho, ficando o empregado sem o salário e também sem o benefício previdenciário. Ocorrida a alta médica pelo perito do INSS, o empregado deve comunicar o fato ao empregador, preferencialmente por escrito, que não pode recusar a recebê-lo, cassando a suspensão do contrato de trabalho.
No entanto, o empregador deve tomar as precauções necessárias para evitar consequências gravosas para o trabalhador, inclusive o colocando em outra função. É importante saber que mesmo estando o trabalhador de volta ao trabalho, é possível medida judicial contra o INSS, para ser restabelecido o benefício e, a depender da conduta do empregador, também é possível medida judicial contra este. Fique esperto para que seus direitos sejam sempre mantidos!
Sarah Barbosa
OAB/PE 29.765
Fone e Whatsapp: (87) 99608-9856
Escritório na Avenida Simoa Gomes, 157, Garanhuns/PE
e-mail: sarah.barbosa.adv@gmail.com
-
POLICIAL2 semanas atrás
Saloaense de 35 anos foi morta a tiros em Santa Catarina
-
POLICIAL6 dias atrás
Acidente entre duas motocicletas deixa uma pessoa morta e outra ferida na zona rural de Saloá
-
NOTÍCIA DO DIA3 semanas atrás
Nota de Falecimento: Dona Floriza Gomes
-
NOTÍCIA DO DIA3 semanas atrás
Nota de Falecimento: Marcos Antônio Calado
-
NOTÍCIA DO DIA2 semanas atrás
Criança de 12 anos é vítima de coice de cavalo e é transferida para o Hospital da Restauração
-
NOTÍCIA DO DIA3 semanas atrás
Influenciadora de Garanhuns morre no dia do aniversário em acidente na Bahia
-
CIDADE2 semanas atrás
Estradas da Prata, Serrinha e Catimbau receberão terraplanagem através de uma parceria entre Prefeitura e governo do Estado
-
CIDADE1 semana atrás
Saloaenses comemoram recuperação da PE-223 e parabenizam prefeito Júnior de Rivaldo e governadora Raquel Lyra