NOTÍCIA DO DIA
DANILO CABRAL MOBILIZA PARLAMENTO PARA EVITAR CORTES NA EDUCAÇÃO
O deputado Danilo Cabral (PSB/PE), presidente da Comissão de Educação da Câmara Federal, vai apresentar proposta de moção de repúdio a eventuais vetos à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que atingem o orçamento de 2019 para educação. Também apresentará requerimentos para convocação dos ministros Esteves Colnago, de Planejamento, e Eduardo Guardia, da Fazenda, para esclarecerem cortes nos recursos da educação. O colegiado se reunirá na próxima semana, com a retomada das atividades legislativas no Congresso Nacional.
“Depois de reduzir o orçamento de programas importantes, como de assistência estudantil das universidades, do Fies, do Ciência sem Fronteiras, a área econômica do governo Temer anuncia profundos cortes na área de pesquisa do Brasil, mais um duro golpe contra a educação pública brasileira”, critica Danilo Cabral. O deputado destaca que, caso o governo realize o orçamento de 2019 proposto a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), mais de 400 mil pesquisas em todo o País serão paralisadas no segundo semestre do próximo ano.
Dois dispositivos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2019 podem ser alvo de veto do presidente Temer por sugestão de sua equipe econômica. Um deles estabelece a correção inflacionária do orçamento do setor. Ou seja, defende a manutenção do orçamento da educação em 2019 com correção no IPCA, garantindo R$ 5 bilhões mais para o setor. O outro artigo que pode ser vetado, de autoria de Danilo Cabral, assegura às universidades terem receitas próprias sem a obrigação de devolução ao Tesouro.
Nesse momento, a LDO está para sanção ou não presidencial, o prazo para a resposta é até dia 14 de agosto. O texto da LDO é base para o Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2019, que ainda não foi divulgado oficialmente pelo governo federal. “Por isso, a necessidade de mobilizar a sociedade brasileira para que o governo garanta os recursos necessários para a educação pública do País”, destaca Danilo Cabral.
-
CIDADE1 semana agoEleições 2026: confira os locais de votação em Saloá para este domingo (4)
-
CIDADE3 semanas agoReunião política reúne centenas de pessoas no Sítio Catimbau, em Saloá
-
CIDADE6 dias agoConfira a votação dos deputados estaduais mais votados em Saloá neste domingo (4)
-
CIDADE2 semanas agoTodo passo que dou na política consulto meu tio Manoel Ricardo, disse o prefeito Jr. de Rivaldo em entrevista
-
CIDADE3 semanas agoJúnior de Rivaldo participa de bate-papo com moradores e lideranças na zona rural de Saloá
-
CIDADE2 semanas agoSindicato firma convênio para construção de 50 casas na zona rural através do PNHR
-
RELIGIÃO3 semanas agoTradicional Leilão de Prendas movimenta festividades de São Vicente de Paulo em Saloá
-
POLÍTICA4 semanas agoGrupo da situação realiza caminhada porta a porta no Jaqueirão e inaugura Comitê Central neste sábado em Saloá







