CIDADE
Novo livro do escritor Junior Almeida sobre Lampião tem personagens de Saloá
Está em fase de produção o livro LAMPIÃO EM SERRINHA DO CATIMBAU, do escritor Junior Almeida, pesquisador membro da ABLAC – Academia Brasileira de Artes do Cangaço, do GECAPE – Grupo de Estudos do Cangaço de Pernambuco e do Instituto Cariri Cangaço.
A obra está no prelo e deve ficar pronta em meados de março, tendo seu primeiro lançamento em Paulo Afonso, na Bahia, terra natal da cangaceira Maria Bonita, que foi baleada no fogo de Serrinha, em julho de 1935.
O livro, o quarto do autor, nos traz as notícias da imprensa da época (Diário de Pernambuco) em relação ao cangaço no Agreste pernambucano, além de discorrer detalhadamente sobre tudo que aconteceu no então distrito de Garanhuns, antes e depois do tiroteio que botou pra correr de Serrinha Lampião e seus cabras.
Dentre as várias notícias dos jornais do Estado, uma reportagem de um noticioso pernambucano, poucos dias depois do bravo ato de resistência da população de Serrinha do Catimbau, traz uma longa reportagem com o filho desta terra, Manoel Leite da Rocha, que foi o primeiro morador da região a falar com a imprensa da capital, passando aos repórteres detalhes do que aconteceu na atual Paranatama.

Outro personagem de Saloá que aparece no livro de Junior Almeida é Zé Birunda, bisavô dos atuais prefeito e vice, Júnior de Rivaldo e Ronaldo Birunda, respectivamente. Zé Birunda foi ameaçado por Lampião, por ter se recusado a dar dinheiro ao Rei do Cangaço, que anteriormente mandara-lhe um bilhete com a tentativa de extorsão.

Aliado do Coronel José Abílio, de Bom Conselho, José Florentino Alves, o Zé Birunda, era o chefe político do antigo distrito daquele município, que na época do desaforado recado de Lampião chamava-se São Serafim, depois, passou a se chamar Barro, e por fim, município emancipado de Saloá.

A nova obra do pesquisador residente em Capoeiras, como dito, será lançada primeiramente na Bahia, mas detalhes já estão sendo acertados para que seja também lançado em Piranhas, em Alagoas, Serra Talhada e, em nossa região, Paranatama, Capoeiras e Garanhuns. Vamos aguardar.


-
POLICIAL4 semanas atrásAcidente entre duas motocicletas deixa uma pessoa morta e outra ferida na zona rural de Saloá
-
NOTÍCIA DO DIA1 semana atrásNota de Falecimento: Jonas Quirino Alves
-
NOTÍCIA DO DIA1 semana atrásNota de Falecimento: Maria da Glória Souto Luz
-
CIDADE3 semanas atrásTragédia na BR-423: acidente com ônibus deixa vários mortos na Serra dos Ventos, em Saloá
-
CIDADE2 semanas atrásEx-vereador Valdir Lopes deixa a oposição e passa a integrar o grupo governista em Saloá
-
CIDADE5 dias atrásMais um grave acidente é registrado na Serra dos Ventos em Saloá nesta sexta-feira (31)
-
CIDADE2 semanas atrásSucesso marca a 1ª Cavalgada da Amizade em Saloá/PE
-
NOTÍCIA DO DIA3 semanas atrásEx-vereadores Cacau e Ferreirinha comemoram aniversário ao lado de familiares e amigos em Saloá







